30 de abril, 2017

3J3A9888.jpg

O Santuário de Fátima é “uma escola de espiritualidade, de reconciliação e de paz”, diz bispo de Santarém

D. Manuel Pelino Domingues presidiu à missa dominical no recinto de oração do Santuário
 

Através da mediação de Nossa Senhora, o santuário de Fátima “tornou-se um lugar de encontro com Deus, uma escola de espiritualidade, de reconciliação e de paz”, afirmou esta manhã o bispo de Santarém durante a homília da missa dominical, na Cova da Iria.

Perante milhares de peregrinos, que apesar da chuva participaram nesta celebração que contou com a presença de 50 grupos de peregrinos entre eles os diferentes peregrinos que integraram a peregrinação diocesana de Santarém, D. Manuel Pelino Domingues afirmou que peregrinar a este “lugar santo” é fazer a “experiência de um caminho de luz e de santidade, de graça e de plenitude”.

“Todos nós queremos conhecer melhor e trilhar mais firmemente os caminhos que levam à presença do Senhor onde se encontra a alegria plena” precisou o prelado diocesano indicando que, à semelhança do que fizeram os três videntes de Fátima, também os cristãos devem  escutar a palavra de Deus, participar na Eucaristia e ter disponibilidade para a missão.

Durante a homília D. Manuel Pelino Domingues não escondeu as dificuldades da vida e sobretudo, o facto de hoje a sociedade estar “afastada de Deus.

A partir do Evangelho deste domingo, que narra o episódio dos discípulos de Emaús, o bispo de Santarém lembrou que “na estrada da vida não vamos sozinhos nem andamos perdidos”.

Mesmo diante dos “impedimentos” que podem “vir de variadas proveniências: da pressão de muitas realidades exteriores que nos dispersam; da abundância de ruídos que nos distraem; da excessiva centralização em nós mesmos que nos fecha à presença silenciosa e escondida do Senhor”, Jesus “caminha connosco, restitui a esperança aos desanimados, aquece os corações frios”.

“Bem precisamos deste calor espiritual que desperte a nossa esperança e fortaleça o nosso ânimo nas noites frias da vida” disse apelando à escuta “com os ouvidos, com a mente e com o coração”, tal como os pastorinhos “meditavam nas palavras de Nossa Senhora”.

“Na mensagem de Fátima e na vida dos pastorinhos encontramos o apelo constante à missão: “Quereis oferecer-vos a Deus”? Oferecer-se a Deus é entender a nossa vida como uma bênção e entregá-la em união com a oferta que Cristo faz de si mesmo ao Pai, oferta que se renova na eucaristia. Como os pastorinhos respondamos sim e façamos da nossa existência uma missão para que se torne uma bênção que a todos enriqueça”, concluiu.

Na Eucaristia participaram inúmeros peregrinos entre eles 50 grupos que se fizeram anunciar no Serviço de Peregrinos do Santuário oriundos de vários países como Espanha, Itália, Polónia, Eslovénia, Eslováquia, Bósnia, Rússia, Correia do Sul, Filipinas, Sri Lanka, França, Áustria, Austrália, entre outros.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

29 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.